Crossfit seguro: respeitar os movimentos faz o praticante evoluir e evita lesões
Por isso, é necessário o auxílio de um profissional (coach) devidamente qualificado, que respeite os limites de cada tipo de dificuldade que possa aparecer na sua aula dentro do box
O crossfit ganhou visibilidade pela sua eficiência e ao espaço dado em canais de televisão e sites, que se preocupam em informar sobre o esporte e transmitem campeonatos, como o Crossfit Games, a Copa do Mundo da modalidade. Com maior acesso aos praticantes graças ao número crescente de boxes inaugurado Brasil, o crossfit vem ganhando adeptos. Dentro desse grupo, existem pessoas de todos os tipos: altos e baixos, com e sem sobrepeso, idosos, atletas de outras modalidades e até mesmo adolescentes e crianças.
O crossfit tem características importantes. Uma delas é a relação afetiva dos alunos, que torna o ambiente melhor, um sempre incentivando o outro. Você muitas vezes vai treinar por seus amigos estarem te esperando. Isso está diretamente ligado ao rendimento do aluno. Outro fator é a performance do aluno nas aulas, sempre se desafiando a fazer melhor os movimentos, aumentar o peso, fazer mais rápido e mais vezes. Com as dificuldades dos treinos, o aluno sempre está se desafiando a melhorar.
É fundamental reconhecer as limitações de cada aluno nas aulas de crossfit — Foto: Istock
Dentro desse cenário diversificado, é importante reconhecer e identificar as limitações de cada aluno, para serem feitas as adaptações necessárias dos movimentos. Elas são feitas da seguinte forma: com os iniciantes são feitas progressões dos movimentos e de cargas. Com os alunos que têm limitações, são feitas adaptações com intuito de fortalecer e não gerar nenhum incômodo.
Alguns movimentos do crossfit tem como objetivo preparar para a vida diária, como o deadlift, que ensina como tirar corretamente qualquer peso do chão, como, por exemplo, pegar as sacolas do mercado com uma boa postura. Outro movimento muito usado é o back squat, que ensina a agachar com qualidade e segurança. Isso traz para o nosso cotidiano a importância de saber sentar e levantar.
Movimentos como o back squat servem para trazer qualidade e segurança — Foto: Istock
Uma das maiores características do crossfit é te preparar para o desconhecido, te deixar com mais condicionamento. É marcado por sua alta intensidade e, em sua maioria, pelo recrutamento de mais de uma articulação. Além disso, podem ser realizados com sobrecarga ou apenas com o peso corporal, sempre buscando a maior eficiência.
Para que os complexos movimentos que compõem o crossfit não sejam ensinados de forma errada e provoquem lesões em seus praticantes é necessário o auxílio de um profissional devidamente qualificado, que respeite os limites de cada particularidade que possa aparecer na aula.
0 comentários:
Postar um comentário